Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espaço

Missão da NASA para realizar testes contra eventuais asteroides será lançada na quarta-feira, 24

O objetivo é analisar se a tecnologia humana pode ser eficaz em casos de ameaças espaciais

Penélope Coelho Publicado em 23/11/2021, às 09h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ilustração da missão DART - Divulgação/Steve Gribben/Johns Hopkins/Nasa
Ilustração da missão DART - Divulgação/Steve Gribben/Johns Hopkins/Nasa

Na próxima quarta-feira, 24, a Agencia Espacial Americana (NASA) irá lançar a missão DART, com objetivo de realizar testes para entender como a tecnologia criada por humanos poderia agir contra um possível asteroide, se futuramente um deles entrasse em rota com a Terra.

A sonda da NASA irá partir da Base da Força Aérea de Vandenberg, na Califórnia, nos Estados Unidos, a partir das 2h da madrugada, a bordo do foguete Falcon 9, da SpaceX.

De acordo com informações publicadas nesta terça-feira, 23, pelo portal de notícias g1, o alvo da missão é a pequena lua Dimorphos, onde orbita o asteroide chamado de Didymos.

Ao chegar até o local, a missão pretende acompanhar se verdadeiramente existe a possibilidade de alterar a rota de um asteroide com o uso da tecnologia, para evitar possíveis colisões com a Terra, o que poderia causar grandes danos.

Entretanto, especialistas afirmam que mesmo que a missão não alcance seu objetivo, é importante relatar que atualmente não existem evidências de risco de asteroides colidirem com o nosso planeta.