Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Experimento pode ter resolvido mistério na construção das pirâmides

Com sua tecnologia primitiva e sem conhecerem a bússola, como os egípcios alinharam seus monumentos gigantes com os pontos cardeais? Egiptólogo acredita ter descoberto a resposta.

Thaís Uehara Publicado em 19/02/2018, às 14h21 - Atualizado em 19/10/2018, às 12h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
As pirâmides de Gizé - Shutterstock
As pirâmides de Gizé - Shutterstock

Um dos mistérios a respeito da Grande Pirâmide de Khufu (tradicionalmente Quéops) foi como os egípcios podem tê-la alinhado quase que perfeitamente ao longo dos pontos cardeais. Eles sequer conheciam a roda, quanto menos bússolas.

"Os construtores da Grande Pirâmide de Khufu alinharam o grande monumento aos pontos cardeais com uma precisão superior a quatro minutos de arco, ou um décimo quinto de um grau", escreveu Glen Dash, engenheiro que estuda as pirâmides de Gizé, em um artigo publicado recentemente no Journal of Ancient Egyptian Architecture. Nesse estudo, ele desenvolve sua teoria sobre como essa precisão foi possível.

Segundo, Dash, um método envolvendo o equinócio de outono responde à questão. Os equinócios são as datas em que dia e noite tem exatamente a mesma duração, 12 horas cada, acontecendo na primavera e outono.Em seu experimento, realizado em 22 de setembro de 2016 (o dia do equinócio de outono), Dash colocou uma vara em uma plataforma de madeira e marcou a localização de sua sombra ao longo do dia. Descobriu que a ponta da sombra corre em linha reta e quase perfeitamente a leste-oeste, o grau de erro é ligeiramente no sentido anti-horário, semelhante ao erro encontrado nas pirâmides de Khufu, Khafre e Menkaure.

De acordo com o engenheiro, o experimento mostra que o equinócio de outono poderia ter sido usado para alinhar as três pirâmides. 

Dash é o primeiro a admitir que, por sólida que sua hipótese seja, não há 100% de certeza. Outras experiências realizadas ao longo das últimas décadas sugeriram vários métodos diferentes que usam o sol ou as estrelas poderiam ter sido usados ​​para alinhar as pirâmides. Os egípcios não deixaram registros oficiais da técnica utilizada nas construções — ou não seria mistério nenhum.

"Os egípcios, infelizmente, nos deixaram poucas pistas. Nenhum documento de engenharia ou planos arquitetônicos foram encontrados que dão explicações técnicas demonstrando como os egípcios antigos alinhavam qualquer um dos seus templos ou pirâmides", afirma Dash ao LiveScience. "Na verdade, é possível que vários métodos fossem usados ​​para alinhar as pirâmides."