Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Conheça a nova mochila da NASA que será usada nas missões na Lua

O projeto KNaCK promete ser um grande passo para as descobertas no satélite natural

Alan de Oliveira | @baco.deoli, sob supervisão de Isabela Barreiros Publicado em 06/05/2022, às 10h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mochila lunar apresentada pela NASA - Divulgação/ NASA
Mochila lunar apresentada pela NASA - Divulgação/ NASA

Em prol de toda ajuda possível para as futuras missões na lua, realizadas pelo Programa Artemis, a NASA divulgou na última quinta-feira, 5, um novo acessório para melhor seleção de amostras de solo lunar que serão trazidas para o nosso planeta pelos astronautas. 

A “Mochila de Navegação Cinemática e Cartografia" (KNaCK) foi projetada para atuar com a mesma função de um digitalizador, promovendo um sensoriamento remoto através da detecção de luz e laser de alcance.

Através desse processo, será possível gerar um mapa 3D em níveis de centímetros que funcionará mesmo em baixo nível de luminosidade, conforme apurado pelo portal Olhar Digital.

“O sensor é uma ferramenta de levantamento tanto para navegação quanto para mapeamento científico”, explicou o líder do projeto KNAcK, Michael Zanetti, no Centro de Voo Espacial Marshall da NASA.

O especialista ainda ressaltou que, além das descobertas geográficas da lua, o projeto também irá ajudar na segurança dos navegantes do local.

Mochila ainda vai passar por reformulações 

A mochila, desenvolvida pela empresa Aeva Inc. de Mountain View, foi testada em diferentes categorias de terra no planeta inteiro, e agora está ajudando pesquisadores em algumas dunas na Flórida.

Zanetti afirma que o projeto ainda consta com alguns problemas de desenvolvimento, como a diminuição de seu peso — que no momento fica nos 18kg, além dos eletrônicos não comportarem a pressão fora da Terra. Porém, afirma que tudo será resolvido até começarem as expedições lunares.