Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Moeda

Moeda de 1850 anos com representação de deusa romana é encontrada em Israel

Moeda que possui a imagem de Luna, deusa lunar romana, foi cunhada em bronze há 1850 anos; pesquisadores a descrevem como ‘extremamente bem conservada’

Fabio Previdelli Publicado em 28/07/2022, às 11h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Moeda de 1850 anos com representação de deusa romana - Israel Antiquities Authority
Moeda de 1850 anos com representação de deusa romana - Israel Antiquities Authority

A Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) informou a descoberta de uma rara moeda de bronze de 1850 anos. O artefato, descrito como “extremamente bem conservado”, possui a representação de Luna, deusa lunar romana.

Encontrada na região costeira de Israel, na cidade de Haifa, ao norte do país, a moeda romana possui uma imagem de Luna em cima do signo zodiacal de Câncer em uma face e a cabeça do imperador romano Antonino Pio na outra. 

Moeda de 1850 anos com representação de deusa romana / Crédito: Israel Antiquities Authority

"Esta é a primeira vez que se encontra uma peça desse tipo na costa de Israel", apontou Jacob Sharvit, diretor do Departamento de Arqueologia Marinha da Autoridade de Antiguidades de Israel, em nota. 

À AFP, Sharvit explicou que o níquel estava em um "pequeno conjunto de artefatos pessoais". Além disso, as circunstâncias da descoberta levam a crer que houve um naufrágio na região, visto o estado da moeda. 

[As peças] foram extremamente bem preservadas. Algumas são, realmente, muito raras, e sua descoberta completa partes do quebra-cabeças histórico do passado do país", completou o diretor. 

Mais detalhes da moeda

A peça encontrada possuía o símbolo do signo zodiacal de Câncer e fazia parte de uma série de 13 moedas que representavam todos os 12 signos do zodíaco — além dela havia uma 13ª que tinha todo o zodíaco. 

Além do mais, sabe-se que o níquel foi cunhado durante o mandado de Antonino Pio (138 - 161 d.C.), o quarto dos “cinco bons imperadores”, em Alexandria, Egito, conforme apontou o IAA. 

Moeda de 1850 anos com representação de deusa romana / Crédito: Israel Antiquities Authority

O artefato ainda possui a inscrição “ano oito”, uma referência ao oitavo ano do reinado de Antonino que, diferente de seus antecessores, não foi soldado e tampouco participou de batalhas. Por fim, a IAA aponta que o imperador romano "construiu templos, teatros, mausoléus magníficos e promoveu a ciência e a filosofia".


++O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir!