Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Europa

Moeda de cobre rara é vendida por valor astronômico

O níquel foi produzido como teste em antecipação à coroação do Rei Eduardo VIII, que ficou apenas 10 meses no poder

Fabio Previdelli Publicado em 26/09/2019, às 12h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Moeda de Eduardo VIII - Reprodução
Moeda de Eduardo VIII - Reprodução

Uma moeda de cobre extremamente rara foi leiloada pelo preço recorde de 133 mil libras, algo em torno dos 680 mil reais. O níquel foi produzido em 1937, como parte de um teste pela Casa da Moeda Real em antecipação à coroação do Rei Eduardo VIII.

Porém, ela nunca entrou em produção de fato, já que o monarca abdicou em dezembro de 1937, apenas 10 meses depois de se tornar rei. Por esse motivo, as amostras se tornaram extremamente raras e desejáveis para os colecionadores. Uma versão desta moeda foi leiloada pela última vezem 1978.

O níquel foi vendido ontem em um leilão da Spik and Son e recebeu uma enxurrada de lances. O martelo só foi batido quando o lance bateu 111 mil libras, que com as taxas e encargos elevou o preço para 133.200 libras. O atual recorde mundial de um leilão desse tipo e da moeda de Jorge V, que foi vendida em Nova Tork por 150 mil libras em 2016.

Eduardo VIII / Crédito: Wikimedia Commons


Eduardo se tornou rei com a morte de seu pai em 1936. Extremamente impaciente com todos os protocolos reais, ele causou uma crise constitucional ao propor casamento à socialite Wallis Simpson, que acabara de se divorciar do segundo marido.

O status do monarca o impediam de casar com alguém divorciada enquanto seus cônjuges ainda estivessem vivos. Assim, ele abdicou do poder para manter sua relação. Eduardo tem o reinado mais curto de toda a história britânica e nunca chegou a ser coroado.