Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Inglaterra

Moeda que mudará a história da Inglaterra pode ser vendida em leilão por 15 mil libras

Níquel que retrata um rei saxão desconhecido tráz informações relevantes sobre o passado de Londres

Fabio Previdelli Publicado em 03/02/2020, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Moeda que mudará a história da Inglaterra - Divulgação
Moeda que mudará a história da Inglaterra - Divulgação

Um caçador de tesouros que encontrou uma moeda de 1.200 anos, com o rosto de um obscuro rei saxão, poderá ser vendida por 15.000 libras (cerca de 80 mil reais) em leilão, depois de seu proprietário passar três anos tentando provar sua autenticidade — e mudar os livros de história.

Quando Andy Hall descobriu o centavo de prata em meados de 2016, muitas casas de leilão desdenharam no níquel por ele apresentar a cabeça de um monarca praticamente desconhecido. Além disso, a data em que foi cunhada, em 826 d.C., significaria que os livros de história teriam que ser reescritos.

Isso porque a moeda tem o retrato de Ludica, rei saxão de Mércia — que incluía Londres — que reinou por pouco mais de um ano entre 826 e 827 d.C.. No entanto , os livros de história afirmam que Londres caiu para o rei Wessex Ecgberht na batalha de Ellandun em 825 d.C.. Mas a moeda de Andy prova que Mércia ainda mantinha Londres — ou Lundenwic, como era chamada até então — em 826 d.C.

Andy Hall e seu detector de metais / Crédito: Reprodução

Durante estes três anos, Andy pagou 300 libras para que fosse feita uma análise metalúrgica na moeda, que constatou que ela era feita com 95% de prata, o que coincide completamente com a cunhagem do período.

Agora, leiloeiros londrinos estimam que a peça possa render cerca de 15.000 libras para Hall, que dividirá parte dos ganhos com o proprietário do terreno em que a moeda foi encontrada. Sobre a importância da descoberta, ele se diz orgulhoso do achado. "É muito gratificante ter feito uma contribuição muito pequena ao nosso conhecimento do período"