Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Cruzadas

Encontradas moedas de ouro de uma família atacada por cruzados

As vítimas eram ricas e esconderam o tesouro em uma panela de bronze. Nunca mais voltaram para buscar os bens

Letícia Yazbek Publicado em 04/12/2018, às 14h55 - Atualizado às 15h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Moedas e brinco de ouro encontrados em Cesareia, Israel - Reprodução
Moedas e brinco de ouro encontrados em Cesareia, Israel - Reprodução

Raras moedas de ouro e um brinco, também feito de ouro, foram encontrados no antigo porto de Cesareia, no norte de Israel. Os especialistas acreditam que os objetos foram abandonados na época dos cruzados, que conquistaram a região há 900 anos.

A descoberta foi anunciada na última segunda-feira pela Autoridade de Antiguidades de Israel. O brinco e 24 moedas foram encontrados dentro de uma pequena panela de bronze, localizada ao lado de um poço em uma antiga casa da cidade.

A panela foi encontrada ao lado de um poço, em uma antiga casa de Cesareia Reprodução

Segundo Peter Gendelman e Mohammed Hatar, diretores da escavação, as moedas datam do final do século 11. Assim, é possível “ligar o tesouro à conquista da cidade pelos cruzados no ano de 1101, um dos eventos mais dramáticos da história da cidade”.

“De acordo com fontes escritas contemporâneas, a maioria dos habitantes de Cesareia foi massacrada pelo exército de Balduíno I (1100-1118), rei do Reino Cruzado de Jerusalém”, afirma a entidade. O dono das moedas e sua família provavelmente morreram no massacre ou foram vendidos como escravos e não conseguiram recuperar o tesouro.

Uma das moedas descobertas em Israel Reprodução

Robert Kool, especialista em moedas da Autoridade de Antiguidades de Israel, afirma que uma ou duas das moedas de ouro encontradas equivaliam ao salário anual de um fazendeiro da época. Por isso, quem guardou as moedas deve ter sido um rico comerciante.