Notícias » Estados Unidos

Moedas raras de naufrágio espanhol são encontradas em praia dos Estados Unidos

Os artefatos de 300 anos, achados por caçadores de tesouros, podem valer até 20 mil reais

Alana Sousa Publicado em 12/03/2020, às 07h00

Moeda espanhola ao lado de uma moeda americana
Moeda espanhola ao lado de uma moeda americana - Divulgação

Três homens encontraram em uma praia na Flórida, Estados Unidos, moedas raras de um naufrágio espanhol. A descoberta havia sido feita em fevereiro, mas apenas agora a confirmação foi divulgada. Os tesouros pertenciam a uma embarcação que afundou em uma viagem de Cuba para a Espanha, em 1715.

Os amigos Jonah Martinez, Cole Smith e Jeremy Prouty localizaram as 22 moedas enquanto andavam com um detector de metal na costa americana — prática comum do trio, que se consideram caçadores de tesouros.

De acordo com a lei estadual, os sortudos poderão permanecer com as moedas. Isso porque os artefatos foram achados na areia da praia, se estivessem no mar, por exemplo, seriam propriedade do governo americano.

Moedas raras encontradas em praia dos Estados Unidos / Crédito: Divulgação

 

Jonah Martinez explicou que não irá vender os objetos. “Não estamos tentando lucrar. Estamos apenas coletando pedaços de história”. Apesar da decisão, os tesouros já foram avaliados como valendo entre 5 a 6 mil dólares, pouco mais de 20 mil reais.

Arqueólogos marinhos, como Kip Wagner, expressou seu descontentamento com artefatos históricos sendo encontrados por cidadãos comuns, ou até mesmo aproveitadores, que vendm relíquias que, para ele, não possuem valor.

No entanto, esse não será um problema dessa vez, já que Martinez afirmou que ele e seus amigos pretendem doar os itens para algum museu.