Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Monark: Marca de bicicletas com mesmo nome nega relação

Após polêmica de apologia nazista, a fábrica de bicicletas 'Monark' repudiou as ações do ex-apresentador do Flow Podcast

Redação Publicado em 12/02/2022, às 07h27

O ex-apresentador Bruno Aiub durante o episódio polêmico - Divulgação / Youtube (Flow Podcast)
O ex-apresentador Bruno Aiub durante o episódio polêmico - Divulgação / Youtube (Flow Podcast)

Na última terça-feira, 8, o ex-apresentador do programa Flow Podcast e youtuber Bruno Aiub, ou Monark, como é conhecido na Internet, foi fortemente criticado e até desligado do podcast devido a declarações defendendo que “o nazista tinha que ter o partido nazista reconhecido pela lei", no episódio 545, com Tabata Amaral e Kim Kataguiri.

No meio disto tudo, a marca de bicicletas Monark, com sede no município de Indaiatuba, no interior de São Paulo, teve de publicar uma nota de repúdio às falas de Aiub e explicar que não tem conexão com o youtuber. A fábrica Monark foi fundada, na verdade, em 1948, de acordo com o site oficial, e atua nesta área desde então.

Em sua declaração, publicada na última quinta-feira, 10, e intitulada ‘Nota de Esclarecimento e Repúdio’, a produtora de bicicletas esclareceu sua posição em relação ao debate e até revelou que o ex-apresentador do Flow Podcast nunca havia pedido autorização para usar este nome.

“Informamos que não temos nenhum tipo de vínculo com o youtuber apelidado de Monark sem nenhuma autorização da nossa companhia. Repudiamos veementemente qualquer manifestação de racismo ou conduta que possa prejudicar qualquer pessoa ou grupo social”, escreveram.

O youtuber Monarkjá havia sido amplamente criticado em momentos anteriores, como, em 2021, quando questionou em seu Twitter, em uma publicação já deletada, se “ter opinião racista é crime”, mas, naquela instância continuou apresentando o programa. As informações são da cobertura do portal de notícias g1.