Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Monark ofende outro grupo em vídeo de desculpas e é criticado

O ex-apresentador do Flow Podcast usou termo preconceituoso ao criticar apoiadores do nazismo

Redação Publicado em 10/02/2022, às 14h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Monark em vídeo - Divulgação / YouTube / Flow
Monark em vídeo - Divulgação / YouTube / Flow

Durante o vídeo de desculpas em que argumentava os motivos e se desculpava por manifestar apoio a criação de um Partido Nazista no Brasil, o influenciador Bruno Aiub, popularmente conhecido como Monark, acabou ofendendo mais uma minoria; o apresentador usou adjetivos capacitistas para diminuir nazistas, os comparando com pessoas com retardo mental.

Em fala no vídeo, Monark enaltece que “todo nazista é um retardado mental, é um idiota, um completo imbecil”, relativizando a deficiência intelectual com ofensas segregacionistas ao comparar uma condição cognitiva com uma opção antissemita.  A crítica foi rebatida por internautas pela falta de atenção ao ofender o grupo.

Portador de deficiência, o influenciador Ivan Baron gravou um vídeo, publicado no Instagram, explicando o equívoco do apresentador, enaltecendo o fato de que, diferente de opiniões nazistas, ninguém escolhe ter deficiências:

"Ainda é muito comum associar pessoas preconceituosas, ignorantes e até mesmo nazistas como se elas tivessem deficiência. E não, são duas coisas totalmente diferentes", diz Ivan.

Veja abaixo o vídeo explicativo de Ivan Baron: