Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Paleontologia

Monstro marinho que viveu há 230 milhões de anos é desenterrado com réptil em sua barriga

Última refeição de um ictiossauro de 5 metros foi revelada por paleontólogos durante uma escavação no sudoeste da China

Fabio Previdelli Publicado em 24/08/2020, às 11h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ictiossauro com o conteúdo do estômago visível como um bloco que sai de seu corpo - Divulgação/ Ryosuke Motani
Ictiossauro com o conteúdo do estômago visível como um bloco que sai de seu corpo - Divulgação/ Ryosuke Motani

Durante uma escavação no sudoeste da China, paleontólogos tiveram uma grande surpresa ao desenterrarem um esqueleto, quase completo, de um ictiossauro — uma ordem de répteis marinhos extintos que se assemelham aos golfinhos — de 5 metros de comprimento.

Isso porque, no estômago do animal, foi encontrado o fóssil bem preservado de um Talatossauro, uma criatura aquática parecida com um lagarto, só que com quatro metros de comprimento.

Ilustração de um icitiossauro e achado que mostra como eram suas presas / Crédito: Wikimedia Commons e Divulgação/ Ryosuke Motani

Com o achado, que foi publicado no iScience, os pesquisadores podem ter a evidência de que os ictiossauros eram megapredadores do período Triássico — compreendida entre há 237 milhões de anos e 201,3 milhões de anos, aproximadamente.

Anteriormente, se pensava que esse tipo de réptil se alimentava apenas de cefalópodes — moluscos marinhos a que pertencem os polvos, as lulas, os náutilos e os chocos — que, portanto, seriam bem menor do que eles.

Entretanto, os pesquisadores não conseguiram determinar se o talatossauro foi morto pelo ictiossauro ou se ele já foi encontrado sem vida. "O conteúdo na barriga do nosso ictiossauro não foi marcado pelo ácido do estômago, então ele deve ter morrido logo após a ingestão desse alimento", disse, em comunicado, Ryosuke Motani, coautor da pesquisa e professor de paleobiologia da Universidade da Califórnia em Davis, dos Estados Unidos.

Comparação ente um ictiossauro e um Talatossauro / Crédito: Divulgação/ Ryosuke Motani

O sítio onde a descoberta desse fóssil foi feita já está sendo escavado há 10 anos e, segundo Motani, continuará sendo explorado. "Vamos ver o que mais encontraremos", disse em tom de empolgação.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras abaixo disponíveis na Amazon:

Paleontologia - Volume 1, de Ismar de Souza Carvalho (2010) - https://amzn.to/34AW7dN

Ascensão e queda dos dinossauros: Uma nova história de um mundo perdido, de Steve Brusatte  (2019) - https://amzn.to/2FMUQG7

The Princeton Field Guide to Dinosaurs 2e: Second Edition (Edição Inglês), de Gregory S. Paul (2016) - https://amzn.to/31sHZBj

Paleontologia de Vertebrados, por Valeria Gallo (2012) - https://amzn.to/3jdRniu

Dinos do Brasil, de Luiz E. Anelli (2018) - https://amzn.to/2YxMUPE

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W