Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Fake News

Montagem mostra 'Notícias Falsas' em alemão como pegadinha para conspiracionistas

A imagem que circula pelas redes sociais retrata uma falsa notícia com manchete de 'comprovação' de fraude eleitoral feita por um Instituto Alemão

Redação Publicado em 09/11/2022, às 20h14 - Atualizado às 20h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registros das imagens que circulam nas redes sociais - Reprodução/Redes Sociais
Registros das imagens que circulam nas redes sociais - Reprodução/Redes Sociais

Circula pelas redes sociais a imagem de uma notícia do Instituto Alemão Gefälschte Nachrichten, alegando ter evidências de uma fraude nas eleições de 2022 no Brasil. O screenshot mostra que o autor ainda nomeia o presidente do Instituto, Dr. Alter Mann Mit Brille, com Phd em Cibersegurança por Harvard. 

A notícia, no entanto, trata-se de uma fake news. A manchete apresenta o nome do Instituto Alemão que, em tradução para o português, significa “notícias falsas”. Além disso, o nome do Doutor que teria reunido as provas, significa “velho de óculos" - ou seja, uma descrição da imagem. Assim, se trata de uma informação falsa.

Em uma publicação do Instagram, internautas brincam com o fato de alguém, possivelmente, acreditar em uma manchete do tipo.

Outras fake news

O cenário da última eleição brasileira também ficou marcado por mais históricos de compartilhamento de notícias falsas. Segundo informações do site do Tribunal Regional Eleitoral, outros vídeos e áudios circularam com o objetivo de espalhar desinformação.

Em um dos casos, um áudio narrava a presença de hackers russos, que teriam utilizado uma ferramenta de manipulação de resultados para beneficiar um dos candidatos ao cargo de presidência. 

Outras informações divulgadas pelo Núcleo de Pesquisa (NP), organização de pesquisadores para investigação conjunta, aponta que a busca pela palavra “fraude” disparou nos últimos dias do pleito e foram amplamente impulsionados nas redes. No Instagram, o engajamento por post sobre o tema foi 75% maior. Já no Telegram, dentre 240 canais monitorados, o engajamento cresceu quase 5 vezes. 

Para o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, a desinformação no período eleitoral é considerado um “desastre."