Notícias » Europa

Montes de pedra de tribos neolíticas são encontrados no País de Gales

A técnica era utilizada pelo grupo para enterrar seus mortos, principalmente importantes líderes

Isabela Barreiros Publicado em 01/04/2020, às 15h05

Um dos montes de pedra encontrados no País de Gales
Um dos montes de pedra encontrados no País de Gales - Divulgação/Sociedade Arqueológica de Aberystruth

Antigos montes de pedras, que remontam ao período neolítico, foram encontrados próximos a montanha Milfraen, em Blaenau Gwent, no país de Gales. De acordo com os pesquisadores da Sociedade Arqueológica de Aberystruth, responsáveis pela descoberta, tribos neolíticas usavam as rochas para enterrar seus mortos.

"O monte de pedras que temos aqui tem cerca de 4.500 anos e provavelmente teria sido usado como local de sepultamento para um dos líderes ou chefes desse grupo de pessoas em particular. É muito grande para esta área e se estende por uma distância de 19 metros abaixo da montanha e 12 metros de diâmetro”, explicou o arqueólogo Ian Fewings.

Segundo Fewings, o local tem milhares de anos e serve como referência para entender o momento em que os grupos começaram a se estabelecer na região. Eles estariam “cultivando e trabalhando a terra, limpando as encostas das montanhas pesadamente arborizadas dos vales de Gwent”.

Além dos montes de pedras, outros artefatos foram encontrados nas proximidades. Uma pedra de moinho medieval que provavelmente era utilizada para moer trigo, grãos e outras frutas foi descoberta no local da montanha. Acredita-se que o objeto esteja datado de por volta de 1.300 d.C.