Notícias » Pré-História

Monumento da Idade do Bronze é encontrado em floresta na Inglaterra

Através de uma varredura a laser, arqueólogo encontrou uma estrutura circular de pedra de 2 mil a.C.

André Nogueira Publicado em 01/11/2019, às 08h00

None
- Anne Leaver

Um novo monumento lítico da Idade do Bronze foi descoberto em uma varredura a laser – detecção e alcance da luz – na Floresta de Dean, Inglaterra. O bloco, feito em pedras e com possível valor ritualístico, remonta a mais de 4 mil anos atrás.

A obra consiste em uma estrutura elevada circular, de 25 m de diâmetro, com diversas pequenas pedras de calcário – de no máximo 1m – em pé, adicionadas no topo. Segundo o arqueólogo Jon Hoyle, responsável pelo achado, a descoberta é “muito significativa”, e teria ocorrido numa das poucas áreas conhecidas em Gloucestershire.

Imagem do LiDAR / Crédito: Jon Hoyle

 

Essencial para a revelação desse artefato foi uma nova tecnologia que consiste em disparos de lasers a partir de um avião, criando um registro 3D da superfície. Nessa varredura, foi percebida uma estrutura “extremamente circular” (disse Hoyle) que atraiu atenções.

Pedra de Calcário / Crédito: Hoyle

 

"Foi muito emocionante. Eu esperava encontrar muitos sites novos com o LiDAR [tecnologia a laser], mas nada tão interessante quanto isso”, declarou Hoyle. "Ninguém sabe exatamente para que foram usados. Alguns foram encontrados em associação com enterros, e muitas vezes parecem haver resíduos de carvão em lugares como esse, sugerindo rituais que envolviam fogo"