Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Moradores de vila indiana encontram importante templo hindu

Desaparecido há cerca de 170 anos, o local sagrado foi engolido por dunas de areia após uma inundação no século 19

Pamela Malva Publicado em 19/06/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Moradores ao lado das estruturas do templo de Shiva - Divulgação
Moradores ao lado das estruturas do templo de Shiva - Divulgação

Em meio à pandemia de Coronavírus, habitantes de Perumallapadu, na Índia, decidiram tentar localizar um antigo templo desaparecido. Construído há cerca de 250 ou 300 anos, o edifício foi finalmente encontrado nas margens do rio Penna.

Durante as escavações iniciais, os moradores conseguiram revelar uma grande parte da construção, que conta com algumas das principais estruturas do templo. Feito de tijolos, o local sagrado foi dedicado à Lord Nageshwara, ou Shiva, uma divindade hindu.

Moradores de Perumallapadu reunidos para comemorar o achado / Crédito: Divulgação

Especialistas afirmam que a estrutura do templo desapareceu quando a vila onde era localizada foi acometida por inundações, em meados de 1850. Uma vez submersa, a cidade foi abandonada por seus moradores e, assim, um grande volume de areia — acumulado com o tempo — enterrou a construção.

Agora, autoridades locais do departamento de Arqueologia planejam realizar obras maiores em torno do templo. A ideia é escavar e restaurar o edifício, respeitando o desejo dos moradores que encontraram a estrutura.