Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Bangladesh

Moradores de vilarejo capturam crocodilo de espécie tida como extinta em Bangladesh

Antes de ser encontrado no distrito de Faridpur, o crocodilo-persa não era visto no país há mais de meio século

Pamela Malva Publicado em 11/08/2021, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa de crocodilo-persa - Nireekshit/ Creative Commons/ Wikimedia Commons
Imagem meramente ilustrativa de crocodilo-persa - Nireekshit/ Creative Commons/ Wikimedia Commons

No final de julho, habitantes de um vilarejo em Faridpur, em Bangladesh, encontraram um surpreendente crocodilo-persa. Na última segunda-feira, 9, então, o animal foi capturado pelos moradores da região. Segundo o G1, contudo, a parte mais instigante da descoberta é que, até então, acreditava-se que a espécie estava extinta no país.

De acordo com as autoridades, o crocodilo encontrado é um macho de 2,3 metros de comprimento, com entre 10 e 12 anos de idade. A presença do animal no rio Padma, um afluente do rio Ganges, inclusive, fez com que cerca de 15 mil pessoas fossem até o distrito de Faridpur para vê-lo de perto, conforme narrou o G1.

Uma vez capturado pelos moradores do vilarejo, o crocodilo foi entregue às autoridades e, dessa forma, deverá ser enviado para um zoológico. Nesse sentido, especialistas acreditam que o indivíduo da espécie Crocodylus palustris , que não era vista no país há mais de meio século, chegou em Bangladesh através do próprio rio Ganges.

Atualmente, pesquisadores estimam que a população mundial da espécie gira em torno dos 5.400 e 7.100 indivíduos. E, apesar de parecer ter sumido de algumas regiões, o crocodilo-persa ainda está presente na Índia, Irã, Nepal, Paquistão e Sri Lanka.