Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Morre aos 89 anos, o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti

O político, que já havia atuado como deputado federal e prefeito, faleceu em Recife

Redação Publicado em 15/07/2020, às 10h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Severino Cavalcanti - Wikimedia Commons
Severino Cavalcanti - Wikimedia Commons

Severino José Cavalcanti Ferreira, também conhecido como Zito, foi um Deputado Estadual e Federal, que também atuou como prefeito do município de João Alfredo, em Pernambuco, por duas vezes.

De acordo com reportagem publicada pelo portal de notícias G1, o homem de 89 anos faleceu em seu apartamento, em Recife, na madrugada desta quinta-feira, 15. Ainda não há informações sobre a causa da morte do ex-deputado federal.

Atuação política

Severino iniciou sua vida política na década de 1960, durante a Ditadura Militar, o homem esteve entre os quadros da Aliança Renovadora Nacional (ARENA), partido pró-regime. Cavalcanti foi presidente da Câmara dos Deputados entre fevereiro e setembro de 2005.

O homem foi deputado federal por três mandatos, mas, renunciou ao último em 2005, em decorrência dos desdobramentos das investigações da operação conhecida como mensalinhho.  

Em nota, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, lamentou a morte de Severino, afirmando que o homem “deixa uma lacuna na política”. Eduardo da Fonte, presidente do Progressistas (PP) — partido que Cavalcanti foi filiado entre 2003 e 2008 — também emitiu nota sobre a morte do político:

“Nos solidarizamos à família e amigos, especialmente à viúva Dona Amélia, aos filhos Zé Maurício, Ana e Catharina, aos netos e ao povo de João Alfredo, que ele tanto amou.”, declarou da Fonte.