Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ásia

Morre aos 97 anos, Lee Teng-hui, ex-presidente do Taiwan

Considerado uma importante figura em sua nação, o político foi o primeiro presidente eleito democraticamente na ilha

Penélope Coelho Publicado em 31/07/2020, às 09h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de Lee Teng-hui - Wikimedia Commons
Fotografia de Lee Teng-hui - Wikimedia Commons

Na última quinta-feira, 30, o ex-presidente do Taiwan, Lee Teng-hui faleceu aos 97 anos em um hospital de Taipé, capital taiwanesa. As informações são da agência de notícias EFE.

De acordo com a publicação, o político sofreu falência múltipla de órgãos, o homem estava internado no Hospital Geral de Veteranos, desde fevereiro, em decorrência de uma pneumonia.

Lee foi uma personalidade importante para a história da democracia de Taiwan, o homem foi o primeiro presidente eleito na ilha e governou por 12 anos, de 1288 a 2000. Teng-hui desempenhou um papel relevante para garantir que sua nação fosse reconhecida como um Estado soberano, propondo que China e Taiwan seguissem caminhos distintos.

Contudo, nos últimos anos de sua vida pública, o homem enfrentou um processo de corrupção e foi acusado de ter usado recursos públicos para reforçar a relação diplomática com a África do Sul, mas, foi absolvido das acusações.