Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ebrahim Raisi

Morre Ebrahim Raisi, presidente do Irã, em queda de helicóptero

Morte do presidente, que tinha 63 anos, foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores do Irã, na manhã desta segunda-feira, 20

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 20/05/2024, às 07h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ebrahim Raisi, presidente falecido do Irã - Getty Images
Ebrahim Raisi, presidente falecido do Irã - Getty Images

O Ministério das Relações Exteriores do Irã confirmou nesta segunda-feira, 20, a morte do presidente iraniano, Ebrahim Raisi, aos 63 anos de idade, em um acidente de helicóptero.

Raisi, que foi eleito em 2021 com mandato até 2025, era a segunda figura mais importante do Irã, atrás apenas do aiatoláAli Khamenei, líder supremo do país. Considerado um protegido e possível sucessor de Khamenei, a morte de Raisi deve desencadear uma disputa intensa pelo cargo, conforme aponta o blog de Sandra Cohen.

Segundo a imprensa oficial iraniana, o helicóptero caiu ontem em uma região montanhosa do Irã devido às más condições climáticas durante um voo que transportava Raisi e outras autoridades do Azerbaijão. O acidente ocorreu entre as aldeias de Pir Davood e Uzi, na província de Azerbaijão Oriental, aproximadamente 600 km a noroeste de Teerã, a capital iraniana.

Outras vítimas

De acordo com o portal G1, além de Raisi, o acidente vitimou o chanceler do Irã, Hossein Amirabdollahian. A aeronave também levava Malek Rahmati, governador da província de Azerbaijão Oriental, e Hojjatoleslam Al Hashem, líder religioso. Embora as mortes desses dois últimos não tenham sido confirmadas, a imprensa oficial informou, mais cedo, que não havia sinal de sobreviventes no local da queda.