Notícias » Estados Unidos

Morre escritora Joan Didion, aos 87 anos

Autora do clássico 'O Ano do Pensamento Mágico', ela marcou a literatura como expoente do 'Novo Jornalismo'

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 23/12/2021, às 14h53

Joan em evento realizado em 2009
Joan em evento realizado em 2009 - Getty Images

A escritora norte-americana Joan Didion, conhecida internacionalmente pelo livro 'O Ano do Pensamento Mágico', de 2004, faleceu durante a manhã desta quinta-feira, 23, aos 87 anos de idade, em decorrência de complicações da doença de Parkinson.

Ensaísta e romancista reconhecida como uma das mais importantes escritoras dos Estados Unidos, viveu seus dias finais em sua residência em Manhattan, em Nova York; tendo o óbito confirmado por Paul Bogaards, amigo pessoal e executivo da editora Knopf, que publicava as obras da autora.

Nascida em Sacramento, na Califórnia, em 5 de dezembro de 1934, ela prosseguiu no estado durante toda a juventude, se formando bacharel em inglês pela Universidade da Califórnia — e ambientando diversos ensaios na quimérica região litorânea, especialmente na década de 1960.

Por misturar abordagens cotidianas sobre a política norte americana com os romances, foi considerada um dos principais expoentes do gênero literário intitulado 'Novo Jornalismo', ao lado de Tom Wolfe e Hunter Thompson, mas nunca fez questão de se rotular uma representante do movimento.