Notícias » Estados Unidos

Morre Gregg Bemis, milionário proprietário do segundo naufrágio mais importante da História

O americano dedicou sua vida a provar, por meio de pesquisas, uma revelação sórdida a respeito da Primeira Guerra Mundial

Caio Tortamano Publicado em 27/05/2020, às 16h50

O milionário Gregg Bemis
O milionário Gregg Bemis - Divulgação

Considerado como o segundo naufrágio mais importante da História — somente atrás do Titanic, — o navio Lusitânia afundou no curso da Primeira Guerra Mundial acertado por um torpedo alemão.  Gregg Bemis, de 91 anos, era o dono desse barco e faleceu em decorrência de câncer.

O homem, que doou os restos do navio quando sua saúde não permitia mais que continuasse a pesquisar sobre o Lusitânia, comprou o navio em 1982 pelo preço de um dólar. Entretanto, para que ele pudesse ter os direitos legais sobre o barco reconhecidos pela Irlanda (local do naufrágio), o homem teve que desembolsar milhões para que tudo desse certo.

O luxuoso transatlântico afundou com impressionante e terrível velocidade quando foi atingido, em 7 de maio de 1915, demorando apenas 20 minutos para ruir. O navio realizava a travessia entre Estados Unidos e Inglaterra, e acabaram acontecendo duas explosões — acredita-se que, secretamente, o Lusitânia levava munições da América para a Europa.

Ao comprar o barco, o milionário Bemis tinha, justamente, essa intenção, liderar pesquisas que tentassem comprovar a existência de munições naquele navio — algo que se provou inconclusivo em quase 40 anos de pesquisa, ainda não finalizadas. Suspeita-se, inclusive, que teria sido Churchill o responsável por delatar a existência da carga especial no barco, uma vez que queria dar aos Estados Unidos motivos para entrar na guerra.


+Saiba mais sobre naufrágios por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Naufrágios, de Akira Yoshimura (2003) - https://amzn.to/2VNBpkZ

O Naufrágio do Goilden Mary, de Charles Dickens (2016) - https://amzn.to/2XXFXry

Livro dos Naufrágios: Ensaio Sobre a História Trágico-Marítima, de Angélica Madeira (2005) - https://amzn.to/2VuOTTR

Três destinos, de Nora Roberts (2019) - https://amzn.to/2XTfECZ

Todo naufrágio é também um lugar de chegada, de Marco Severo (2019) - https://amzn.to/2KmQMvv

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W