Notícias » Personagem

Morre o grande arquiteto Paulo Mendes da Rocha, aos 92 anos

Responsável por grandes obras e reformas no Brasil, Paulo é um dos dois únicos brasileiros que receberam o Prêmio Pritzker

Redação Publicado em 23/05/2021, às 15h03

O arquiteto Paulo Mendes da Rocha
O arquiteto Paulo Mendes da Rocha - André Seiti

Neste domingo, 23, o Brasil recebeu a triste notícia da perda um grande nome da arquitetura. Paulo Mendes da Rocha, que se tornou referência mundial, faleceu aos 92 anos, em São Paulo.

Conforme repercutido pelo portal de notícias G1, a notícia foi confirmada pela assessoria do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. Até o momento, a causa da morte de Paulo não fora revelada.

Responsável pelas reformas do Museu da Língua Portuguesa e da Pinacoteca, Paulo nasceu no dia 25 de outubro de 1928 em Vitória, Espírito Santo, contudo, residia em São Paulo, na Vila Buarque. 

Com uma carreira marcada pelo talento, Mendes foi agraciado com o Leão de Ouro de Veneza, o Prêmio Imperial do Japão e até uma Medalha de Ouro da União Internacional dos Arquitetos, todos prêmios internacionais.

Gênio, Paulo é o segundo brasileiro a ser consagrado com o Prêmio Pritzker, o mais relevante quando falamos da arquitetura fora do Brasil. Vale ressaltar que antes dele, que recebeu em 2006, apenas Oscar Niemeyer obteve o prêmio, em 1988.

Já entre as obras do arquiteto, podemos citar o Museu Brasileiro da Escultura, Sesc 24 de Maio (em SP) e também o belo arco da Praça do Patriarca (na imagem abaixo).