Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Morre Sebastião Paulino de Lima: Conheça o veterano indígena da Segunda Guerra

Sebastião Paulino de Lima faleceu aos 103 anos de idade, em Roraima

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 14/03/2022, às 13h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografias mostrando Sebastião Paulino de Lima - Divulgação/ Arquivo Pessoal/ Comando Militar da Amazônia
Fotografias mostrando Sebastião Paulino de Lima - Divulgação/ Arquivo Pessoal/ Comando Militar da Amazônia

No último domingo, 13, Sebastião Paulino de Lima, um veterano da Segunda Guerra Mundial que já tinha então 103 anos de vida, morreu de causas naturais na cidade de Boa Vista, localizada em Roraima. 

O brasileiro, que era um indígena da etnia dos Taurepang, lutou na Itália por onze meses o ano de 1945. Ele atuou na linha de frente na Batalha de Montese, por exemplo, que teve um papel de destaque na vitória contra os nazistas.

Conforme informações repercutidas pela Folha BV, mesmo antes desse período no exterior, Sebastião já havia servido ao exército brasileiro, tendo se alistado em 1936, com apenas 17 anos de idade (ele alterou seus documentos para que pensassem que tinha 18). 

Quando a Segunda Guerra Mundial terminou, vale dizer, o indígena já havia alcançado o cargo de 1° tenente. 

"Foi na guerra que aprendi a lutar, viver e amar o próximo. Foi a faculdade da minha vida. Aprendi a ter responsabilidade naquele momento. Pensava na minha Pátria, na defesa de um povo", comentou o senhor a respeito de seu período no conflito durante uma entrevista à Folha BV em janeiro deste ano. 

Durante a mesma conversa, Sebastião também relatou o medo que sentiu ao encontrar cidades destruídas por bombardeios, e ainda que chegou a dar sua ração militar para as pessoas famintas que encontrou. 

A Polícia Militar de Roraima e a 1ª Brigada de Infantaria da Selva lamentaram a morte do ex-combatente em suas redes sociais.