Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Mosaico do Império Romano é revelado durante obras no Líbano

"A Baalbek romana foi habitada por muitos imperadores e é rica em arquitetura distinta que cercava os templos antigos", comentou arqueólogo local sobre cidade onde foi feita a descoberta

Ingredi Brunato Publicado em 24/12/2020, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de mosaico descoberto - Divulgação/ NNA
Fotografia de mosaico descoberto - Divulgação/ NNA

Nessa quarta-feira, 23, o Arab News divulgou a descoberta acidental feita em um mercado de Baalbek, uma cidade no Líbano.Trabalhadores locais encontraram um mosaico romano sob um prédio municipal durante obras de drenagem. 

Estima-se que o artefato teria sido confeccionado entre 60 a.C e 300 d.C., período em que o Império Romano dominou a região. 

“O mosaico colorido encontrado na terça-feira indica que o lugar era um enorme salão dentro de um palácio romano. A Baalbek romana foi habitada por muitos imperadores e é rica em arquitetura distinta que cercava os templos antigos”, alegou o professor de arqueologia Jaafar Fadlallah em entrevista para o Arab News. 

O motivo pelo qual havia um prédio sobre o tesouro é que durante o século 20 houve grande dificuldade de manter construtoras longe de potenciais sítios arqueológicos. 

“Os libaneses não devem se surpreender com as antiguidades que podem ser encontradas em Baalbek. A extensão da antiga cidade ainda não é conhecida. Ninguém sabe onde estão localizados os cemitérios daquela época”, comentou ainda o prefeito da cidade, Fouad Blog, segundo o portal árabe.

Sobre a Roma Antiga 

A capital do império mais importante e poderoso que o mundo já conheceu: a Roma Antiga. Em seu ápice, ela era quase idêntica às metrópoles atuais (mas sem a poluição no ar, claro). Aliás, Roma era ainda mais apinhada que os exemplos anteriores: no ano 200 alcançou 1 milhão de habitantes e sua densidade demográfica atingiu 66 mil pessoas por km2 (hoje, a cidade mais apertada do mundo é Mumbai, na Índia, com 29650 pessoas por km2).

O Império Romano é mundialmente conhecido por sua cultura, arquitetura, literatura e história vasta, repleta de batalhas e traições.