Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Mosaico encontrado na Turquia é apelidado de "Mona Lisa da Antiguidade"

A imagem foi descoberta durante escavações realizadas na província do distrito de Kadirli, Turquia

Daniela Bazi Publicado em 14/11/2020, às 11h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mosaico da "Mona Lisa da antiguidade" - Diretório do Museu de Osmaniye
Mosaico da "Mona Lisa da antiguidade" - Diretório do Museu de Osmaniye

Na última semana, pesquisadores do Museu de Osmaniye, na Turquia, anunciaram a descoberta um antigo mosaico com a impressionante figura de uma mulher durante as escavações realizadas na província do distrito de Kadirli, na Turquia.

Denominada pelos arqueólogos como a “Mona Lisa da Antiguidade”, o item chamou atenção devido grandes semelhanças com a clássica pintura de 1503 de Leonardo Da Vinci, como a postura e a aparência.

Segundo os pesquisadores, a imagem deve ter sido criada entre os séculos I e II d.C, para decorar o chão de uma vila, podendo ser a representação da esposa do proprietário da região.

“Existem quatro tipos diferentes de mosaicos aqui. Há uma senhora no meio de um dos mosaicos, e chamamos essa pessoa de Mona Lisa de Kadirli. Porque seu olhar e postura são uma reminiscência do original”, comentou o arqueólogo Ümit Kayışoğlu, que participou das escavações.

Os trabalhos na região em que corresponde a antiga cidade de Flaviapolis, local de fundação do distrito de Kadirli, começaram no ano de 2015, porém, somente neste ano foi possível encontrar o impressionante item.