Notícias » Mundo

Multadas por usar shorts: Pink se oferece para pagar sanção dada à seleção feminina de handebol

A equipe norueguesa do esporte recebeu a penalidade após se recusar a usar os biquínis que são considerados o uniforme oficial

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 26/07/2021, às 16h50

Montagem mostrando uniforme usado pela seleção, e foto de cantora Pink
Montagem mostrando uniforme usado pela seleção, e foto de cantora Pink - Divulgação / Instagram/ Arquivo Pessoal/ Wikimedia Commons

No último sábado, 24, a cantora norte-americana Pink se manifestou em sua conta pessoal do Twitter a respeito da seleção norueguesa feminina de handebol, que foi recentemente multada por usar escolher shorts em vez do biquíni durante jogos.  

Segundo divulgado pela BBC, as jogadoras receberam uma sanção de 1.500 euros por terem usado roupas que "não estavam de acordo com os regulamentos de uniforme”, no decorrer do Campeonato Europeu de Handebol de Praia ocorrido na semana passada. 

"Estou muito orgulhosa da seleção feminina norueguesa de handebol de praia por protestar contra as regras sexistas sobre seu ‘uniforme’. A Federação Europeia de Handebol deveria ser multada por sexismo”, afirmou a artista, que ainda se ofereceu para pagar a quantia cobrada no lugar da seleção norueguesa como forma de apoio. 

A cantora não foi a única a reagir à situação, que gerou uma onda de revolta nas redes sociais, com muitos apontando que a equipe masculina pode usar shorts. 

Fotografia mostrando uniformes da seleção masculina de handebol, e o antigo uniforme da seleção feminina / Crédito: Divulgação/ Federação Norueguesa de Handebol

 

“A sexualização das mulheres atletas deve parar”, tuitou a ex-tenista Billie Jean King, por exemplo. 

Emma Steggles, a co-capitã do time de handebol da Universidade de Bath, na Inglaterra, opinou que a obrigação de usar biquínis poderia afastar garotas de quererem praticar o esporte: 

“Em Bath, jogamos handebol de salão e os regulamentos são diferentes — não precisamos usar biquíni. Mas por causa da Covid tivemos que recorrer a treinos ao ar livre e todos optaram por usar bermuda e camiseta. Se fosse um requisito usar a parte de baixo do biquíni, não acho que teríamos um grande retorno”, afirmou ela, ainda segundo divulgado pela BBC.