Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Múmias de 20 vítimas de sacrifício são descobertas no Peru

Os antigos habitantes de Cajamarquilla teriam feito um ritual brutal envolvendo, inclusive, crianças

Isabela Barreiros Publicado em 07/03/2022, às 11h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Múmia encontrada em Cajamarquilla, Peru - Divulgação/Twitter/@UNMSM_
Múmia encontrada em Cajamarquilla, Peru - Divulgação/Twitter/@UNMSM_

Arqueólogos da Universidade Nacional Maior de São Marcos encontraram múmias de 20 pessoas em uma tumba subterrânea na antiga cidade de Cajamarquilla, nas proximidades de Lima, no Peru, no final de 2021. Agora, eles estão descobrindo mais detalhes sobre esses achados, divulgados em 22 de fevereiro pela instituição.

Os restos mumificados de oito crianças e 12 adultos, que remontam de pelo menos mil anos atrás, estavam enterrados ao lado da múmia de um homem deitado em posição fetal que teria por volta de 35 anos e foi apelidado de “Chabelo”.

Restos mumificados descobertos no Peru / Crédito: Divulgação/Twitter/@UNMSM_

Para Pieter Van Dalen Luna, chefe do projeto de pesquisa, os indivíduos foram vítimas de um ritual de sacrifício que teria como objetivo fazer com que eles seguissem o homem até o mundo dos mortos, acompanhando-o até a eternidade.

“Sabemos que as sociedades andinas tinham uma série de práticas funerárias, rituais e, por sua visão de mundo, tinham uma forma de ver o mundo completamente diferente da nossa”, explicou Luna em comunicado. “A concepção da morte era muito importante para eles; Era um mundo paralelo, a morada dos mortos."

Materiais analisados pelos pesquisadores durante o estudo / Crédito: Divulgação/Twitter/@UNMSM_

Os rituais, no entanto, teriam envolvido situações brutais. Durante as análises, foi possível observar fraturas, golpes e hematomas em algumas das crianças, o que sugeriu mortes brutais. Há ainda a possibilidade de que elas tenham sofrido com uma doença da época.

Ainda assim, as pessoas passaram por procedimentos rituais, como reportou a revista Galileu, a exemplo da mumificação e aplicação de cordas em seus corpos. O local também contava com objetos ritualísticos como cerâmicas, alimentos e ferramentas.

Múmia e artefato encontrados na tumba / Crédito: Divulgação/Twitter/@UNMSM_

Os pesquisadores acreditam que as múmias encontradas possam ser esposas, filhos e até mesmo servos mais próximos de “Chabelo”, que deverá ser investigado mais a fundo em novos estudos feitos pela universidade.