Notícias » Arqueologia

Múmias egípcias são reveladas por técnica inovadora

Animais mumificados puderam ser vistos a partir de uma ferramenta impressionante da Universidade de Malta, que deverá ser aplicada em humanos antigos

Isabela Barreiros Publicado em 25/12/2021, às 12h32

Múmias de animais reveladas no estudo
Múmias de animais reveladas no estudo - Divulgação/Tanti et al./PLOS ONE

Múmias de animais egípcios que passaram pelo procedimento há muito tempo puderam ser vistas com clareza após pesquisadores da Universidade de Malta submeterem os corpos a um procedimento inovador.

Por meio de raios X tridimensionais e técnicas de inteligência artificial, o departamento de engenharia da computação da instituição revelou imagens microtomográficas de múmias egípcias, conseguindo varreduras volumétricas em resolução e qualidade muito mais altas.

O projeto foi liderado pelo pesquisador Johann Briffa, chefe do departamento da universidade, e possibilitou que os animais do passado fossem observados sem que o material fosse danificado. As informações são do portal Malta Today.

Análise dos animais mumificados / Crédito: Divulgação/Tanti et al./PLOS ONE

 

A expectativa é que o procedimento seja utilizado em outras pesquisas além dos animais mumificados, como em estudos biomédicos, paleontológicos e, inclusive, em múmias humanas, em uma investigação que duraria muito mais tempo.

Como resultado do projeto, a descrição dos espécimes estudados com o método automatizado de "segmentação virtual" foi publicada no periódico científico PLOS ONE e pode ser lido por completo aqui.