Notícias » Paleontologia

Município mineiro é palco para achado impressionante envolvendo fósseis de dinossauro

O material foi encontrado em área de empresa de mineração e agora está sendo analisado. Confira!

Penélope Coelho Publicado em 22/05/2021, às 09h26

Fósseis encontrados em município mineiro
Fósseis encontrados em município mineiro - Divulgação/Paulo César Silva Macedo

De acordo com informações publicadas na última sexta-feira, 21, pelo jornal Estado de Minas, um bloco de arenito calcífero contendo fósseis de dinossauros foi encontrado em área que pertence à empresa de mineração, em Minas Gerais.

A descoberta foi feita após escavações no local, que fica a cerca de 50 quilômetros de Uberaba. De acordo com a reportagem, os fósseis em questão datam entre 70 e 66 milhões de anos. Agora, o material foi encaminhado para o Museu dos Dinossauros de Peirópolis, no distrito rural de Uberaba.

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) afirmou que contou com muita ajuda para realizar o achado, além de uma equipe de especialistas, a comunidade local também foi valiosa na expedição, principalmente para transportar o material recolhido.

De acordo com o técnico em paleontologia, Paulo Macedo, acredita-se que o maior dos fósseis encontrado na região seja o fragmento de um fêmur de um dinossauro da família dos Abelissauros, conhecidos por serem carnívoros e também pelo grande porte.

Reconstrução de um Abelissauro/ Crédito: Divulgação/Paleoartista/Rodolfo Nogueira

 

“O abelissauro possuía um crânio grande e leve que poderia ultrapassar 80 centímetros de comprimento, possibilitando mover a cabeça com facilidade, isso aliado às pernas musculosas, que o transformavam em um terrível predador”, revelou o pesquisador.

Agora, o material segue sendo analisado e caso apresente relevância será alvo de pesquisas do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis (CCCP).