Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Entretenimento

The Muppet Show, da Disney, recebe aviso de conteúdo por 'estereótipos negativos'

A famosa série ganhou os avisos depois de uma revisão em conteúdos que poderiam ter “impacto prejudicial”

Larissa Lopes, com supervisão de Pamela Malva Publicado em 22/02/2021, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O Muppet Show original foi filmado entre os anos de 1976 a 1981 - Getty Images
O Muppet Show original foi filmado entre os anos de 1976 a 1981 - Getty Images

A Disney+ surpreendeu ao adicionar um aviso de conteúdo ao 'The Muppet Show', que teve suas cinco temporadas colocadas na plataforma na última sexta-feira, 19. O alerta está no início de 18 episódios da produção, e tem a seguinte mensagem: 

"Este programa inclui representações negativas e/ou maus-tratos de pessoas ou culturas. Esses estereótipos estavam errados na época e estão errados agora."

A isenção de responsabilidade foi colocada nos episódios por diferentes motivos, mas todos focam na retratação de conteúdos que são considerados ofensivos hoje, segundo foi repercutido pela BBC.

"Em vez de remover este conteúdo, queremos reconhecer seu impacto prejudicial, aprender com ele e iniciar conversas para criarmos juntos um futuro mais inclusivo”, garantiu a Disney.

Fotografia de Caco, o sapo, um dos personagens principais do show / Crédito: Wikimedia Commons

Criados por Jim Henson, os Muppets foram grande sucesso nas décadas de 1970 e 1980, e tinham como estrelas Miss Piggy e Caco, o sapo. De acordo com o LA Times, os alertas no show se referem a representações negativas de culturas, como nativos americanos e pessoas do Oriente Médio.

As medidas são resultado de um período de revisão em vários filmes e produções das plataformas em geral, como também têm motivação pelos protestos do movimento Black Lives Matter, em 2020.

A partir da reavaliação, alguns nomes foram pontuados, como: o seriado ‘Fawlty Towers’, o filme ‘E o vento levou’, e a série ‘Little Britain’ — que foi removida da Netflix e outras plataformas de streaming porque “os tempos mudaram”.