Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Parede de lava engole ruas de La Palma; Veja o vídeo!

Erupção vulcânica continua causando destruição nas Ilhas Canárias

Ingredi Brunato, sob supervisão de Pamela Malva Publicado em 21/09/2021, às 19h00 - Atualizado às 21h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Trecho de vídeo mostrando avanço da lava - Divulgação / Youtube
Trecho de vídeo mostrando avanço da lava - Divulgação / Youtube

Após passar por uma série de tremores em proporções que não são vistas há décadas, o vulcão Cumbre Vieja, que até então estava adormecido, passou por uma erupção no último domingo, 19, segundo repercutido pelo UOL. 

Embora ele fique em La Palma, nas Ilhas Canárias, a um mar de distância do Brasil, havia a hipótese de que, caso ele entrasse em atividade de forma muito explosiva, poderia provocar um tsunami que atingiria as Américas, incluindo o litoral brasileiro. 

Felizmente, por conta dos alertas prévios dados em relação ao Cumbre Vieja, a erupção vulcânica não deixou feridos. Para tanto, 6 mil moradores da região foram evacuados. 

A lava, todavia, "não deixou nada em seu caminho", como descreveu o prefeito do vilarejo de El Paso, Sergio Rodriguez. Dessa forma, estima-se que muitos ficarão permanentemente desabrigados à medida que a parede de seis metros de altura composta de magma e rocha avança pelas aldeias próximas ao vulcão. 

"Está literalmente engolindo as casas, a infraestrutura urbana e as plantações que encontra em seu caminho", comentou ainda o presidente da Ilha de La Palma, Mariano Hernández Zapata, também de acordo com o UOL. 

Uma outra preocupação para os moradores do local é o momento em que a lava irá se encontrar com o oceano, contato que poderá gerar gases tóxicos. 

Veja abaixo um vídeo que mostra a lava se movendo: