Notícias » Arqueologia

Museu Egípcio de Turim disponibiliza amostra virtual de artigos funerários

Em meio à quarentena, internautas podem ver uma múmia de gato e os bastidores da reconstituição de um sarcófago. Confira!

Vanessa Centamori Publicado em 20/04/2020, às 15h00 - Atualizado às 15h30

Museu Egípcio de Turim
Museu Egípcio de Turim - Divulgação / Youtube / Museu Egípcio de Turim

O sarcófago do escriba Butehamon, da 21ª Dinastia do Egito, além de muitas outras preciosidades do espólio funerário do Período Faraônico podem ser apreciadas por meio de um vídeo presente na amostra virtual, chamada Arqueologia Invisível, lançada pelo Museu Egípcio de Turim.

As partes mais importantes do acervo estão sendo exibidas no canal de YouTube do Ministério dos Bens Culturais e do Turismo da Itália (MiBACT). Os internautas poderão ver o trabalho de recuperação e conservação realizado por pesquisadores da Universidade Politécnica de Milão; análises de um múmia de um gato; a reconstrução em 3D de antigas múmias e a restauração de papiros milenares. 

Em nota, o MiBACT contou que "o vídeo faz parte da mostra Arqueologia Invisível, inaugurada em 12 de março de 2019 e prorrogada até o dia 7 de junho de 2020". A intenção é disponibilizar online uma forma de conhecer o museu, enquanto não é possível sair de casa devido à pandemia do novo coronavírus. 

Em decorrência da crise de saúde global, todos os museus italianos fecharam as suas portas, mas muitos vêm lançando amostras online. É o caso da Pinacoteca di Brera, Gallerie degli Uffizi e os Museus Vaticanos

O próprio Museu Egípcio, que fez parceria com a Itália, já criou anteriormente iniciativas de visitas online. Em seu canal do youtube, por exemplo, está disponível um vídeo entitulado o Passeio do Diretor, em que o diretor da organização, Christian Greco, detalha curiosidades e fatos sobre parte do acervo.