Notícias » Europa

Na Alemanha, criança encontra rara moeda de 1.000 anos enquanto jogava futebol

O objeto, que foi descoberto durante uma partida descontraída de futebol, foi fabricado durante o século 11, na atual Istambul

André Nogueira Publicado em 03/02/2020, às 12h07

Moeda encontrada na Baviera
Moeda encontrada na Baviera - Museu do Folclore do Alto Palatinado

Um garoto bávaro encontrou uma impressionante moeda de bronze, de aproximadamente mil anos, na cidade de Burglengenfeld, localizada na Alemanha, enquanto brincava. Segundo a Secretaria de Preservação de Monumentos do Estado da Baviera, o objeto foi cunhado em Bizâncio no século 11.

O jovem de quatro anos descobriu o artefato no ano passado, durante um jogo de futebol, todavia, o achado foi tratado pelos pais como uma pedra reluzente sem valor. Apenas recentemente, quando entregaram a moeda para as autoridades do patrimônio da cidade, ela foi reconhecida como uma relíquia milenar.

Moeda encontrada na Baviera / Crédito: Museu do Folclore do Alto Palatinado

 

A peça possui oito gramas de peso e 2,8 centímetros de diâmetro, e carrega a imagem de Jesus coroado e uma inscrição de ‘Cristo, Rei dos Reis’. Como o objeto foi um achado isolado, especialistas especulam que ela foi perdida por algum membro do Castelo de Lengenfeld.

Um porta-voz do país afirmou que a moeda pode ser vendida por dez euros, mas que “o valor ideal para aquele que descobriu e para a cidade é muito maior”. O garoto conseguiu ficar com a moeda, mas prometeu que ela será emprestada para uma exposição do museu local.