Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Na Bahia, mulher de 121 anos pode ser nova detentora de recorde de pessoas mais velha

Prefeitura de cidade só soube da idade de Maria recentemente, por motivos clínicos. Veja

Alan de Oliveira | @baco.deoli Publicado em 04/05/2022, às 11h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dona Maria Gomes dos Reis, 121 anos - Reprodução/ Canal TV Globo
Dona Maria Gomes dos Reis, 121 anos - Reprodução/ Canal TV Globo

Uma idosa de nome Maria Gomes dos Reis, moradora de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, passou mal e precisou passar por atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) nesta terça-feira, 3. Ao chegar no local, na verificação de documentos, uma informação deixou todos pasmos. No RG, ela possui 121 anos.

Ela nasceu no dia 16 de junho de 1900, segundo a sua certidão de nascimento, e mora com sua neta Célia Cristina, já que todos os seus filhos morreram.

“Dou comidinha na boca, nós temos que fazer tudo, trocar fraldas. A minha vida agora está resumida em cuidar dela. Mas ela criou os netos e os bisnetos. Ela que cuidava de tudo. Era bem ativa até pouco tempo, cozinhava, lavava roupas”, disse Célia.

Quinta geração e contando…

Apesar de todos os cuidados, Maria está acamada há mais de 8 anos. Muito religiosa, enquanto pode, não faltou a nenhuma missa e sempre pede nas orações para poder ver mais gerações de sua família, já tendo 13 bisnetos, 6 tataranetos e os familiares esperam que ela consiga ver a quinta geração nascer.

Além de Célia, as bisnetas Vitória Stefani e Ivanilde Gomes ajudam muito nos cuidados diários com a matriarca. 

“Ela ainda tem noção de muita coisa, conversa com a gente, às vezes ela esquece quem é, agora que com mais frequência ela não está lembrando”, falou Vitória.
“Nunca me faltou nada, e ela sempre falava a seguinte frase, que eu levo para a minha vida: ‘Vai estudar, menina’. Se hoje eu consegui fazer uma graduação foi graças ao incentivo que eu tive da minha bisavó”, contou Ivanilde.

Francesa é atual recordista de idade

Ouvindo a possibilidade da mãe ser a pessoa mais velha do mundo, a filha Maria falou sobre o tema humoradamente. 

“A idade avançada a gente sabe que ela tem, mas saber que ela é a mais velha do mundo? A gente fica até abismada”, brincou.

Segundo o livro dos recordes, a freira francesa Lucile Randon, de 118 anos, é a atual pessoa mais velha do mundo, tendo nascido em 11 de fevereiro de 1904.