Notícias » Estados Unidos

Na Califórnia, bombeiros tentam proteger árvores gigantes de incêndio utilizando papel alumínio

A árvore que detém o título de maior do mundo está entre as mais vulneráveis no Parque Nacional das Sequoias Gigantes. Entenda!

Redação Publicado em 18/09/2021, às 11h00

Sequoia gigante coberta com papel alumínio
Sequoia gigante coberta com papel alumínio - Divulgação / Sequoia National Park

Na última sexta-feira, 17, o Parque Nacional das Sequoias Gigantes, localizado no estado americano da Califórnia, iniciou uma operação para tentar impedir que árvores sejam consumidas por um incêndio florestal que se encontra fora de controle. De acordo com a revista Veja, bombeiros rapidamente cobriram diversas árvores com papel alumínio na tentativa de protegê-las das chamas.

Uma delas é a sequoia de 2.500 anos de idade conhecida como “General Sherman”, que detém o título de maior árvore do mundo com impressionantes 84 metros de altura.

“Estamos dando prioridade máxima à Floresta Gigante e utilizando todos os recursos possíveis”, declarou Rebecca Paterson, porta-voz do Corpo de Bombeiros, à imprensa local. A norte-americana afirma que quase 2.000 árvores como "General Sherman" correm risco de serem comprometidas em razão do incêndio.

Nesse sentido, ela afirmou que o papel alumínio está sendo colocado apenas na base das árvores para evitar que o fogo chegue nelas pelo chão. “Não é possível colocá-lo a 30 metros de altura”, disse Paterson, deixando claro que a base é a parte mais vulnerável e, por isso, corre maior risco de ser incendiada pelas chamas.