Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / China

Na China, sorvete que não derrete vem causando polêmica

Mesmo exposto a altas temperaturas por quase 1 hora, produto permaneceu praticamente intacto

Fabio Previdelli Publicado em 11/07/2022, às 10h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O sorvete que não derrete - Divulgação/YouTube/Spotlight on China
O sorvete que não derrete - Divulgação/YouTube/Spotlight on China

Considerado o sorvete mais caro da China, o ‘Hermes do sorvete’, da marca Zhong Xue Gao, vem causando uma enorme polêmica entre seus consumidores, afinal, vídeos na rede social chinesa Weibo mostram que mesmo exposto a altas temperaturas, ou diretamente ao fogo, o produto não derrete

Além de irritados com os altos preços do alimento — que são vendidos a 70 yuans, ou cerca de R$60 —, as pessoas também exigem saber que tipo de produto elas estão consumindo. 

A polêmica

Segundo relatado pelo UOL, vídeos ‘testando’ o sorvete se tornaram extremamente virais no Weibo. Em um deles, que já conta com mais de 500 milhões de visualizações, o produto passa mais de 50 minutos sob altas temperaturas e apenas permanece em um estado pegajoso, sem derreter. 

Por conta disso, na última terça-feira, 5, um funcionário do Departamento de Supervisão e Administração do Mercado de Xangai alegou estar cientes dos vídeos e disse que está investigando o caso.

O sorvete será enviado para testes profissionais em instituições. "Aos nossos olhos nus, o sorvete não derreteu. Mas esta conclusão seria melhor apoiada por dados científicos”, disse o porta-voz. 

Em resposta aos vídeos, a fabricante do produto publicou um comunicado esclarecendo a composição do sorvete. "Os principais componentes do sorvete sabor coco com louro são leite, creme de leite, polpa de coco, leite condensado e leite em pó. Quarenta por cento deste sorvete são materiais sólidos".

Além disso, a empresa também disse que adicionou 0,032 gramas de carragenanas, que é um tipo de extrato de algas marinhas, em potes com até 78 gramas de sorvete, algo permitido pela regulamentação nacional. 

Embora a fabricante explique que o ingrediente é constantemente usado em sorvetes e bebidas, pesquisas recentes apontam que a carragenanas pode causar problemas de saúde e até mesmo câncer. Mas esse ponto ainda é discutível, visto que estudo foram feitos apenas em animais e células.