Notícias » Dinamarca

Na Dinamarca, estátua da Pequena Sereia é alvo de pichação

A frase ‘peixe racista’ foi escrita na escultura, mas ainda não se sabe quem foram os autores

Penélope Coelho Publicado em 03/07/2020, às 16h17

Estátua da Pequena Sereia, na Dinamarca
Estátua da Pequena Sereia, na Dinamarca - Wikimedia Commons

Na manhã desta sexta-feira, 3, a famosa estátua da personagem conhecida como a Pequena Sereia, localizada na cidade de Copenhague, Dinamarca — foi pichada com a sentença ‘racist fish’, ou, peixe racista na tradução literal para o português. As informações são da agência de notícias Reuters.

As palavras foram escritas com tinta preta na pedra que dá suporte para a estátua, de acordo com as autoridades locais, um inquérito que classifica a ação como vandalismo foi aberto. Até o momento, não se sabe de quem foi a autoria da pichação.

Essa não é a primeira vez que a escultura de 107 anos foi alvo de protestos, anteriormente, ativistas da causa animal e também à favor da democracia, arrancaram a cabeça da estátua, em outra ocasião.

A Pequena Sereia é um conto escrito pelo dinamarquês Hans Christian Andersen, e foi adaptado pela Disney no filme lançado em 1989. A empresa anunciou o live action do longa-metragem, com a atriz Halle Bailey no papel principal.

“Eu não vejo o que é particularmente racista no conto A Pequena Sereia”, afirmou a pesquisadora Ane Grum-Schwensen, do Centro H.C. Andersen da Universidade do Sul da Dinamarca, em entrevista para a agência de notícia local, Ritzau.

Confira a cobertura da mídia internacional sobre o assunto: