Notícias » Pré-História

Na Espanha, foram encontradas mais de 100 artes rupestres paleolíticas. Confira!

As iconografias foram descobertas na Catalunha, mas não serão abertas ao público pois são bastante frágeis, por terem sido feitas numa parede arenosa

André Nogueira Publicado em 17/02/2020, às 09h00 - Atualizado às 09h09

Cavalo
Cavalo - Instituto Catalão de Paleoecologia Humana e Evolução Social

Foi descoberta na Catalunha uma arte rupestre do paleolítico, de mais de 15.000 anos. Trata-se de uma pintura realizada numa caverna espanhola com representações de animais como veados, bois e cavalos, assim como figurações abstratas, realizadas em gravações de relevo nas paredes macias e arenosas.

São mais de 100 gravações no total, encontradas pelos arqueólogos da Universidade Rovira i Virgili, em associação com o Instituto Catalão de Paleoecologia Humana e Evolução Social.

Curvas abstratas / Crédito: Instituto Catalão de Paleoecologia Humana e Evolução Social

 

“Fizemos uma descoberta fortuita, extraordinária e inesperada”, afirma o professor Joseph María Vergès ao Catalan News, sobre o achado na caverna de difícil acesso.

Imagem não indentificada / Crédito: Instituto Catalão de Paleoecologia Humana e Evolução Social

 

Os arqueólogos envolvidos na descoberta acreditam que a caverna era usada como santuário pelos antigos habitantes do local.

Um projeto da universidade catalã, em conjunto com o Ministério da Cultura do país, pretende digitalizar as imagens enquanto elas ainda existem, pois qualquer toque pode destruí-las por conta da parede arenosa.