Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Nazismo

Na França, deputado é advertido por fazer saudação nazista

Rémy Rebeyrotte, porém, alega que o gesto teve outro contexto; entenda!

Fabio Previdelli Publicado em 25/07/2022, às 13h52 - Atualizado às 13h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rémy Rebeyrotte, deputado francês - Antoine Lamielle via Wikimedia Commons
Rémy Rebeyrotte, deputado francês - Antoine Lamielle via Wikimedia Commons

Nesta segunda-feira, 25, a Assembleia Nacional francesa informou que o deputado Rémy Rebeyrotte, do partido ‘A Republica Em Marcha’, foi advertido por fazer uma saudação nazista em 12 de julho. Rebeyrotte alega que o ato foi para provocar um parlamentar do partido de extrema direita Reunião Nacional (RNl).

Ainda nesta segunda, o partido decidirá se Rémy será alvo de outras sanções. De acordo com a RFI, o ato aconteceu durante votação sobre a lei do passaporte sanitário, quando um deputado do RN teria feito tal gesto do lado de fora do plenário. Rebeyrotte teria o 'imitado' e dito: “você não pode fazer isso”. 

Apesar disso, Marine Le Pen, representante do RN que recentemente perdeu as eleições para Emmanuel Macron, pediu que o deputado fosse punido. Ela também desmentiu a versão de Rémy, a qual acusou de ser inventada. 

Além do mais, a Assembleia também não encontrou imagens nas câmeras de segurança que pudessem corroborar com a versão do deputado. Desta forma, ambos os parlamentares foram sancionados. 

Remy se desculpa

Após a notícia, Rémy Rebeyrotte publicou um comunicado se desculpando pelo gesto, o qual disse ter feito apenas “para estigmatizar um deputado do RN”. Por fim, ele declarou que "nunca renunciará ao combate contra o extremismo e a extrema direita, e a banalização de valores xenófobos e cheios de ódio, que dividem a Europa e a sociedade francesa."


++O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir!