Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Nariz

Na Inglaterra, cientistas criam ‘nariz vegano’ para substituir implantes

O nariz futurístico é feito à base de madeira macia e ácido hialurônico

Isabelly de Lima, sob supervisão de Publicado em 22/03/2023, às 16h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de médicos analisando o nariz de uma paciente - Freepik
Imagem ilustrativa de médicos analisando o nariz de uma paciente - Freepik

Um “nariz vegano” vem sendo desenvolvido por cientistas britânicos para pessoas que perderam o membro facial, seja por câncer ou qualquer tipo de acidente, e necessitam de uma reconstrução no local.

O membro é feito de polpa de madeira macia e ácido hialurônico através de uma impressora 3D. O cirurgião criador do nariz artificial, Thomas Jovic, da Swansea University Medical School, explicou:

“O hidrogel de nanocelulose é basicamente polpa de madeira macia. E o ácido hialurônico, encontrado em muitos cremes para a pele e preenchimentos faciais, é produzido a partir de bactérias. Ambos são veganos”.

Mistura milagrosa

Um catalisador biológico é acrescentado para que a mistura chegue à consistência correta depois de todos os produtos serem mesclados. Células de cartilagem do próprio paciente são retiradas logo em seguida, para serem multiplicadas em laboratório e acrescentadas à solução.

De acordo com o portal O Globo, os cientistas britânicos afirmam que o próximo passo é conferir se o material não provoca nenhum tipo de reação, para os testes em animais serem iniciados. Alexandre Piassi, cirurgião plástico especialista em rinoplastia e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, diz:

A medicina regenerativa é o futuro. Não é algo tão simples, porque o grande desafio é encontrar culturas de células que tenham aderência naquele tipo de pele e não seja rejeitado pelo corpo. Hoje, as cirurgias envolvendo a reconstrução, ainda envolve extrair cartilagem das costelas do paciente, o que resulta em várias operações invasivas”.