Notícias » Europa

Na Inglaterra, homem recebe primeira prótese ocular criada por uma impressora 3D

Steve Verve, de Londres, é o dono do primeiro ‘olho de vidro’ feito digitalmente

Pedro Paulo Furlan, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 25/11/2021, às 17h36

Steve Verve, dono da primeira prótese ocular impressa 3D
Steve Verve, dono da primeira prótese ocular impressa 3D - Reprodução / Moorfield Eye Hospital

Uma prótese ocular na Inglaterra, normalmente, significa mais de dois meses de espera. O ‘olho de vidro’, - nem sempre feito deste material -, é criado com base em medidas específicas da cavidade onde ficaria o olho original do paciente e pintado com detalhes para simular um olho real.

No entanto, o processo pode ser mais rápido daqui para frente. Nesta quinta-feira, 25, um homem inglês recebeu a primeira prótese desenvolvida por uma impressora 3D no mundo, sendo ainda mais realista que as tradicionais, geralmente de acrílico, no Reino Unido.

Steve Verve passou pela cirurgia no Hospital Moorfields para Olhos (Moorfields Eye Hospital), na capital inglesa de Londres.

O paciente, que está em seus quarenta anos e tem de usar próteses desde os vinte, celebrou o procedimento e afirmou que já impactou sua autoestima.

Quando eu saio de casa, geralmente olho de novo no espelho e nunca gostei do que vi. O novo olho tem uma aparência fantástica e, sendo baseado em tecnologia de impressão 3D, só vai ficar melhor e melhor", relatou Verve.

A nova prótese também vai significar uma melhora considerável para os profissionais médicos e diversos outros pacientes, tendo o potencial de diminuir o período de espera, como comentou o professor Mandeep Sagoo, um dos oftalmologistas no hospital em que a cirurgia ocorreu, para o portal de notícias BBC.

Esperamos que este teste clínico nos dê evidências robustas sobre o valor desta nova tecnologia, mostrando a diferença que faz para pacientes. A nova prótese tem claramente o potencial de diminuir listas de espera", explicou.