Notícias » Itália

Na Itália, oficiais da Marinha se surpreendem com tubarão que tem 'rosto' de porco

O animal instigou autoridades e internautas

Redação Publicado em 15/09/2021, às 09h33

O animal encontrado
O animal encontrado - Divulgação / isoladelbaapp.com

Um tubarão com 'rosto de porco' foi recentemente encontrado por oficiais da Marinha na ilha italiana de Elba. As imagens do curioso animal foram compartilhadas nas redes sociais e têm chamado a atenção dos usuários. 

O peixe é um tubarão-bruto angular (Oxynotus centrina), conhecido popularmente como "tubarão-porco". Como o próprio nome indica, trata-se de uma espécie um tanto diferente, com olhos separados e nariz em formato arredondado e rosado, semelhante a um porco.

De acordo com a página da Ilha de Elba no Facebook, as autoridades que se encontravam no local se depararam com o animal já morto e boiando no mar. Quando o retiraram da água, se surpreenderam com a aparência inusitada.

Segundo a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), o tubarão-porco é visto a uma profundidade de 200 e 2.200 pés, entre 60 e 670 metros, abaixo da superfície do oceano.

Em estado de vulnerabilidade, a espécie possui barbatanas dorsais com espinhos e também uma estrutura corporal de tamanho relativamente grande, chegando a 1 metro de comprimento, o que atrai pescadores.