Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Nigéria

Na Nigéria, cidade de 26 milhões de habitantes pode ficar submersa

Segundo especialista, a cidade de Lagos pode desaparecer até o final do século 21

Giovanna Gomes sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 03/08/2021, às 10h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A cidade de Lagos pode desaparecer - Divulgação/Twitter/@Belindaljeoma/@RealOlaudah
A cidade de Lagos pode desaparecer - Divulgação/Twitter/@Belindaljeoma/@RealOlaudah

A cidade de Lagos, na Nigéria, pode ficar totalmente submersa até o final do século, em razão das frequentes enchentes e do aumento do nível do mar, conforme um especialista. Segundo o UOL, a cidade de 26 milhões de habitantes viveu a sua pior fase no mês passado, em razão das fortes chuvas que deixaram veículos e imóveis debaixo d'água.

"Foi muito ruim. Saí de casa sem saber que tinha chovido tanto. Havia trânsito intenso no meu trajeto por causa da enchente. Quanto mais seguíamos, mais alto era o nível da água. A água continuava subindo até cobrir o para-choque do meu carro", declarou à CNN Internacional o morador local Eselebor Oseluonamhen.

"Por mais que a mudança climática tenha um papel na elevação do nível do mar, o que você pode ver neste vídeo é predominantemente um problema do sistema de drenagem", disse um outro habitante da cidade em uma publicação no Twitter. E é exatamente isso o que diz o Instituto de Estudos de Desenvolvimento.

Segundo uma declaração dada por um porta-voz da instituição à CNN, "sistemas de drenagem inadequados e mal mantidos e crescimento urbano descontrolado agravam o problema". As recentes cheias causaram um prejuízo de cerca de 20 milhões de reais anuais.