Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Na Noruega, agricultor encontra rara espada viking com inscrições em fazenda

O que o homem achou que seria lixo em seu “quintal”, acabou se revelando um artefato histórico em ótimas condições; confira!

A espada encontrada em fazenda na Noruega - Reprodução / Município do condado de Rogaland
A espada encontrada em fazenda na Noruega - Reprodução / Município do condado de Rogaland

Um fazendeiro em Suldal, na Noruega, descobriu uma espada vikingrara em sua fazenda, possivelmente a primeira desse tipo encontrada no condado de Rogaland. Arqueólogos e conservadores estão entusiasmados com a descoberta, especialmente devido às inscrições na lâmina, conforme informou o Museu de Arqueologia local em um comunicado, em 29 de maio.

Haakon, meu filho e eu, estávamos arando a terra e retirando pedras antes de fazer uma pausa com um vizinho que veio nos visitar. Foi então que avistei algo de ferro que estava prestes a jogar fora, mas no momento em que estava prestes a fazer isso, percebi que era uma espada. 'Oi, o que acontece agora?', pensei”, relembra Øyvind Tveitane, proprietário da fazenda, ao Ancient Origins.

O próximo passo foi contatar as autoridades do condado e entregar a espada aos pesquisadores, que realizaram uma radiografia para revelar o que estava sob a argila, ferrugem e areia. A conservadora Hege Hollund identificou contornos de inscrições com padrões de cruz e possivelmente letras na lâmina, embora ainda não tenha decifrado seu significado.

A análise fez os especialistas acreditarem que a espada, com 37 centímetros de comprimento e faltando cerca da metade de seu tamanho original, poderia ser uma Ulfberht de alta qualidade, conhecida pela excelente fabricação no Império Franco durante a Era Viking, de acordo com a Revista Galileu.

“Isso é muito raro. A espada era o maior símbolo de status na era viking, e era um privilégio poder usá-la. Não é comum nós, arqueólogos, experimentarmos algo assim”, explica Lars Søgaard Sørensen, da seção de patrimônio cultural do condado, também ao portal. “O fato de a espada ter ficado em argila compacta justifica ela estar tão bem preservada”.

A espada encontrada em fazenda na Noruega - Reprodução / Município do condado de Rogaland

Ótima condição

Arqueólogo há 25 anos, Lars e seu colega Kim Thunheim, com 15 anos de experiência na área, relatam nunca ter visto algo semelhante em tão bom estado. Espadas encontradas anteriormente em Rogaland estavam em condições de conservação piores, como em Østlandet, Trøndelag e Norte da Noruega.

Entendi rapidamente que essa não era uma descoberta comum. Para mim, era óbvio que eu deveria entregá-lo. Isso se trata da nossa história e é legal saber o que estava aqui antes. Acredito que muitos vikings estiveram aqui em Lovra”, relatou o fazendeiro.