Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Polônia

Na Polônia, homem cai de bicicleta e encontra moedas raras do século 17

Enquanto procurava cogumelos, o aldeão sofreu um acidente e por acaso se deparou com os artefatos valiosos

Alana Sousa Publicado em 07/11/2020, às 10h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Moedas do século 17 encontradas por acaso - Divulgação/Szoik Rojewo
Moedas do século 17 encontradas por acaso - Divulgação/Szoik Rojewo

O aldeão, Bogusław Rumiński, saiu de sua casa, na vila de Jezuicka Struga, Polônia, na última semana para seu trabalho de rotina. O catador de cogumelo, no entanto, mal imaginava que durante seu trajeto faria a maior descoberta de sua vida.

Enquanto pedalava para chegar ao local onde existem os melhores cogumelos, o homem caiu de sua bicicleta e ao olhar para o chão se deparou com centenas de moedas bem conservadas do século 17. A informação foi divulgada pelo jornal local, The First News.

As moedas encontradas pelo aldeão polonês / Crédito: Divulgação/Szoik Rojewo

Uma pesquisa mais detalhada, feita pelo Escritório de Conservação da região de Bydgoszcz, revelou a origem de algumas das moedas. Seis delas eram feitas de prata e pertenciam ao reinado de John II Casimiro, que governou de 1648 até sua abdicação, em 1668.

A princípio, Rumiński contatou os especialistas e levou cerca de 60 moedas, mas no outro dia, já com o detector de metais, os pesquisadores encontraram mais 13. Ao total, foram localizadas 86 delas — todas da época de Casimiro. Os estudiosos acreditam que os artefatos foram escondidos logo após serem produzidos, na segunda metade do século 17.