Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Astronomia

Nasa dá detalhes sobre Bennu, asteroide que poderá colidir com o planeta Terra

De acordo com a agência, o corpo celeste se aproximará da Terra no ano de 2135

Redação Publicado em 12/08/2021, às 11h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Divulgação/NASA/Goddard/University of Arizona
Divulgação/NASA/Goddard/University of Arizona

A missão OSIRIS-REx da Nasa passou mais de dois anos orbitando o asteroide Bennu, que poderá atingir nosso planeta nos próximos séculos, e coletou importantes informações sobre o mesmo. Agora, de acordo com a CNN, novos dados foram divulgados.

Conforme o portal, a missão “Explorador de Regolito, de Origens, de Interpretação Espectral, de Identificação de Recursos e de Segurança", como é chamada em tradução livre, coletou informações que possibilitaram aos pesquisadores o rastreamento movimentos do asteroide até o ano de 2300. Segundo eles, o Bennu tem 1 chance em 1.750 de colidir com o planeta até a data.

Conforme as análises científicas, ele se aproximará da Terra em 2135, mas não representa uma ameaça para nós.

Contudo, os especialistas explicam que saber sua trajetória exata é algo que pode auxiliar a ciência a entender como a gravidade do nosso planeta irá mudar sua órbita ao redor do Sol. Essa alteração poderá mudar as chances do asteroide impactar a Terra em um período posterior a 2135.

A Nasa informa ainda que, em 24 de setembro de 2182, o corpo celeste ficará mais próximo do que na data citada anteriormente, com 1 chance entre 2700 de impactar a Terra nesse dia.