Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Exoplanetas

Nasa descobre dois exoplanetas de massas três vezes maiores que Júpiter

Exoplanetas foram descobertos por satélite da Nasa durante pesquisa para encontrar planetas fora do sistema solar

Luisa Alves, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 19/07/2022, às 19h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Exoplanetas são localizados pelo Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) - Divulgação/NASA
Exoplanetas são localizados pelo Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) - Divulgação/NASA

Dois exoplanetas do tamanho de Júpiter e de massas três vezes maiores que o planeta, foram descobertos por astrônomos com o TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) da NASA. A descoberta foi registrada dia 8 de julho.

Na intenção de encontrar planetas fora do sistema solar, o satélite TESS da NASA, através de um levantamento, além de identificar 200 mil das estrelas mais brilhantes próximas ao Sol, detectou os exoplanetas TOI-5152 b e TOI-5153 b.

Os pesquisadores puderam concluir que esses exoplanetas são quentes, maciços e enriquecidos de metal. Em relação a massa-metalicidade de gigantes gasosos, como Júpiter, o conteúdo dos planetas é consistente.

Como aponta a revista Galileu, de acordo com pesquisadores, os exoplanetas orbitam em torno de estrelas moderadamente brilhantes, o que os torna ideais para observações. De 5,7 mil planetas rastreados pelos astrônomos, 227 estão confirmados até agora.

“Ambos os Júpiteres quentes orbitam estrelas hospedeiras moderadamente brilhantes, tornando esses objetos alvos valiosos para estudos de acompanhamento da atmosfera planetária e medição do ângulo de rotação da órbita do sistema”, afirmaram os pesquisadores.

Características dos exoplanetas 

Relatado como duas vezes maior que o sol, o astro de TOI-5152 b, está a 1,2 mil anos-luz da Terra. O exoplaneta é três vezes mais massivo que Júpiter, maior planeta do sistema solar, e sua temperatura de equilíbrio é de por volta 414 ºC. Ele dá voltas ao redor de sua estrela a cada 54,19 dias.

Já TOI-5153 b, gira em torno de sua estrela, que é 40% maior que o Sol, a cada 20,33 dias.  Sua temperatura de equilíbrio está em torno de 632 ºC. O planeta está a 1,2 mil anos-luz e possui 3,26 vezes a massa de Júpiter.