Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / EUA

NASA divulga detalhes dos novos trajes espaciais que serão usados nas próximas gerações

Nova forma de modelagem das roupas aumenta a mobilidade dos astronautas e facilita o trabalho dos cosmonautas durante as missões espaciais

André Nogueira Publicado em 14/10/2019, às 10h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Reprodução
Reprodução

Um novo modelo moderno de traje espacial foi anunciado pela NASA, que já prometeu o uso da nova roupa durante a missão Artemis, na Lua. O traje é composto por inovadoras tecnologias de proteção do astronauta, além de melhorar a mobilidade e permitir que os usuários passem objetos por cima das cabeças.

Os microfones dos capacetes, que normalmente são falhos e desconfortáveis, foram substituídos por um sistema de captação de voz acoplado de forma cômoda. Já o capacete ainda passa por reformas, em que a viseira será reforçada contra impactos e arranhões. Elas também serão removíveis, o que possibilita a troca sem que o capacete tenha que voltar à Terra.

Modelo do interior do traje, que aumenta a mobilidade / Crédito: NASA

Há planos da agência para um projeto de scanner que modele roupas adaptadas individualmente para os astronautas. O objetivo da NASA é reduzir as complicações no deslocamento em baixa gravidade, normalmente feito em pulos. O novo projeto inclui a capacidade dos trajes de serem adaptados pelos usuários de acordo com o ambiente.

Impressão artística do novo modelo / Crédito: NASA

O projeto está sendo desenvolvido pelas instalações de Antropometria e Biomecânica do Centro Espacial Lyndon Johnson. A agência espacial pretende liberar o novo sistema de modelagem dos trajes até 2024, data em que se planeja o pouso de uma missão no polo sul de nosso satélite.