Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Astronomia

NASA divulga fotografia estonteante de superfície marciana

A imagem revela ainda formações contendo água congelada

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 30/03/2021, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de dunas congeladas marcianas - Divulgação/ NASA
Fotografia de dunas congeladas marcianas - Divulgação/ NASA

Em um comunicado divulgado pela NASA na última semana, a agência espacial divulgou uma foto impressionante de Marte capturada pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter. A notícia foi repercutida pela revista Galileu. 

A imagem de alta resolução, que foi tirada 315 quilômetros acima da atmosfera do planeta, mostra o interior de uma cratera marciana onde existem dunas de areia misturadas com água congelada.

Atualmente, já é do conhecimento dos cientistas que o planeta vermelho contém 1,2 milhões de quilômetros cúbicos de água na forma sólida.

A NASA afirmou que: “Várias das encostas de dunas mais íngremes, apontando na direção do vento, apresentam sulcos estreitos que sugerem o início da formação de ravinas”. 

Ravinas, no caso, são acidentes geográficos que se apresentam na forma de fendas no solo. Elas são causadas pela erosão provocada pela passagem de córregos. 

Vale dizer que a maior missão da Mars Reconnaissance Orbiter é encontrar ou água na forma líquida em Marte no presente, ou então evidências da existência dela no passado do planeta vermelho. Para tanto, a sonda foi lançada em 2006, e segundo as previsões atuais permanecerá na órbita marciana até 2030. 

Sobre a astronomia 

A astronomia é a ciência que estuda os corpos celestes e os fenômenos que ocorrem no espaço sideral. Como o Universo intriga a humanidade desde os tempos remotos, o interesse pela astronomia já era presente na cultura de diversas civilizações antigas. 

Alguns dos maiores mistérios ainda não revelados pela ciência pertencem a esse campo de conhecimento. Perguntas de implicações existenciais como "Existe vida fora da Terra?" e "Como se formou o Universo?" compelem astrônomos em suas pesquisas.