Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / EUA

NASA está oferecendo propulsor do foguete Saturn 1 a quem se interessar

Ocupando muito espaço, esta preciosa velharia pode ser transferida. No entanto, existem obstáculos para o novo dono

André Nogueira Publicado em 14/08/2019, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Reprodução
Reprodução

Após anos de trabalho e acúmulo de materiais, a NASA não tem mais espaço para alguns de seus antigos equipamentos. É o caso do Saturn 1 Block 1 Booster, peça responsável pela propulsão do foguete Saturn 1, que está ocupando um espaço desnecessário.

 Como consequência, a agência da NASA no Alabama está procurando um novo lar para a bugiganga. O fragmento nunca foi usado (e por isso ainda existe), mas foi um objeto essencial para o desenvolvimento do Saturn 5, foguete que levou o homem à Lua.

Além disso, existe um agravante: apesar de a NASA oferecer o realojamento da peça de graça aos interessados, existe um custo de 250 mil dólares para despachar o objeto, e isso sairá do bolso do novo dono. Um processo seletivo também será realizado pela NASA com o objetivo de escolher o proprietário. 

Turbina / Crédito: Reprodução

Muitos equipamentos antigos guardados pela NASA estão disponíveis e podem ser adquiridos por proprietários ricos. Atualmente, se oferece até uma lâmpada de turbina e outros materiais cujo despacho sai muito mais barato que o da peça de foguete.

No entanto, são raros os momentos em que a agência espacial abre espaço para a transferência de posse de materiais maiores.